domingo, 20 de junho de 2010

Economia...


Vocacionada para as artes, Caldas tornou-se um polo importante da ceramica artesanal, faianças, escultura e doçaria. Tem como principais actividades económicas comércio, serviços, agricultura e pecuária. A industria é diversificada e distrubuída por pequenas e médias empresas industriais, predominando a cerâmica, faianças e utensílios a par com os pequenos ateliers de olaria em processo artesanal no fabrico de peças originais e caricaturas regionais. Há ainda a considerar outras industrias como as metalomecânicas ligeiras, industrias de madeiras e fabrico de móveis, produção de sabão, de velas e de vinho.
Comercialmente Caldas pode-se considerar uma cidade farta. Como Caldas da Rainha se desenvolveu em redor do Hospital Termal, cresceu em circulo com inúmeros bairros residenciais sem grandes avenidas no centro. Esta centralidade comercial tornou-a um polo de atracção e há mesmo quem a chame "um Centro Comercial a Céu aberto". Diz-se que não há loja de marca que não abra em Caldas.
Proliferam no entando à volta da cidade hipermercados de grande superfície e vários de média superfície.
O comércio automóvel é muito concorrencial tendo sido considerada uma das zona do País com maior densidade comercial neste ramo.
A importância agrícola desta região levou que o Ministério da Agricultura estabelecesse uma quinta para estudos e apoio ao agricultor e um Centro de acolhimento e formação agrícola onde chega a receber técnicos oriundos de outros Países.
Caldas dispôe no centro da cidade de duas grandes unidades hoteleiras e de diversos residenciais e um hotel na sua praia da Foz do Arelho sendo ainda apoiada por uma diversidade de conjuntos hoteleiros e turismos rurais na região e na vizinha vila de Óbidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário